A CONSTRUÇÃO DO CORPO DRAMÁTICO
O teatro teve origem na Grécia como forma de poesia coral, num espaço onde o público se postava em torno da representação de forma circular como acontece até hoje, espontaneamente, diante de um acontecimento inusitado. Define-se como espaço cênico o espaço onde acontecem as ações dramáticas, sendo o espaço da representação ao centro e o espaço do público ao redor; esta relação é que define a participação do público como contemplativa ou participativa, determinando as concepções do espaço cênico.
1) Com base na cena apresentada e no texto acima, descreva o espaço cênico.
2) Sabendo-se que o movimento expressivo é o elemento que dá vida à personagem e à ação dramática, transmitindo emoções de acordo com o sentido em que se realiza, procure observar o movimento destas personagens no espaço cênico classificando-as:
- Quanto aos modos de utilizar o corpo: parte superior ou inferior do corpo, lados direito e esquerdo do corpo, simétrica ou assimetricamente.
- Quanto ao espaço: direções (linha reta, circular, zig-zag, individual ou coletivo) e planos (baixo/médio/alto) dos passos e dos gestos.
- Quanto ao tempo: passos e gestos rápidos, lentos, repetição de um ritmo, etc.
- A cena apresenta personagens nas suas mais variadas caracterizações e perfis psicológicos. Escolha duas personagens (um masculino e um feminino) – procurando orientar a sua escolha com base em características físicas e temperamentais. Descreva todos os movimentos corporais que eles utilizaram na interpretação de seus papéis.
Data máxima para execução e postagem desta atividade - 22/10
33 comentários:
Atividade 1:
1- Diferente da commedia original, a versão apresentada é mais verbal do que visual, embora ainda tenha forte caráter visual. Tambem é diferente pelo fato de não haver máscaras aparentes embora seja claro o uso de próteses. O figurino não difere em aparentemente nada, diferente do ambiente que não é a céu aberto, e sim dentro de um auditório em cima de um palco.
2-a) Há muita gesticulação, muito caminhar e nenhum momento parado.
b) eles geralmente andam em círculos. gesticulam sem nenhum padrão, dependendo apenas da situação para definir seus gestos.
c) Já o ritmo é repetido de acordo com a cena, mas todos no mesmo ritmo, e na mesma velocidade.
d) falarei de Isabella e Pantaleão:
Isabella: faz gestos de ansiedade depois faze uma "careta" como se tivesse colocando uma máscara. depois gestos rápidos mas calmos. continua contando a história de seu marido fazendo gestos rápidos e com muita emoção, algo como ansiedade e parecendo ser a pobrezinha. Depois com felicidade de conseguir uma aliada para ajuda-la. fica imóvel mas depois mostra que quer desfazer um mal entendido. Nota-se que ela é uma pessoa impulsiva, que age e depois pensa, mas muito esperta e boa de papo.
Pantaleão: Velho mas esperto, consegue "Negociar bem" como um bom "turco", promete sua filha em casamento a muita gente de cada vez, e faz de tudo para "livrar a cara". faz gestos de braço aberto e segue o ritmo de sua voz com o balançar dos braços. Anda de "fininho" (perna alta). Até tenta disfarçar o peido que solta. Olha para o céu constantemente e fecha as mãos quando irritado. aponta para tudo que é lado e bate nas pernas constantemente para demonstrar reprovação. Enquanto o outro fala ele faz uma cara que denota cinismo.
Roberto Heber 2ºD
1)Diferentemente da comedia de´ll Arte original a peça é apresentada em lugar fechado,com um palco e "cortinas" que dão a impressão de uma sala de estar.
2)os personagens sincronizam ambas as partes(inferior e superior)e procuram mostrar tanto o lado direito como o esqueRDO.
Fazem movimentos circulares (apesar do tamanho do palco)também em zig e zag.
Fazem gestos proporcionaisas cenas,rápidos ,lentos,delicadose bruscos .
Iremos falar das duas personagens que aparecem logo no início da peça representadas por Camila Pitanga e a "moça" que atua com ela.
Camla Pitanga atua como um homem,tendo como vantagem o fato de ser magra e alta permitindo que ela se locomova e gesticule como tal,faz movimentos rápidos e dá passos largos ,porém anda em circulos acompanhando sua parceira.Há momentos em que expressa gestos lentos.
A moça salteia,pula ao longo da peça deixando que seu personagem de menina-moça flua naturalmente.Bem articulada e calma ao mesmo tempo,é como se viesse correndo e parasse no ar.
1) É um palco bastante simples, improvisado, com uma grande ''parede'' de madeira no fundo com uma pequena cortina que é por onde os artistas entram e saem da cena. Características importantes da comedia dell’arte são mantidas como a presença das cochias laterais onde os atores permanecem sentados, divertindo-se com a atuação dos colegas, e ajudando com os adereços (objetos de cena). Em geral, palcos improvisados em praças públicas eram os lugares onde a maioria das vezes ocorria o espetáculo. Só no XVII século e mesmo assim esporadicamente a commedia começou a ter acesso aos teatros que tinham uma estrutura tipicamente renascentista, onde eram representados espetáculos eruditos. Já no século XVIII a enorme popularidade deste tipo de representação forçou a abertura de novos espaços para as companhias teatrais.
2) a)
A habilidade corporal é muito exigida dos atores. Eles utilizam tanto a parte superior quanto a inferior.O ator na commedia dell’arte, tinha um papel fundamental cabendo-lhe não só a interpretação do texto mas também a continua improvisação e inovação do mesmo. Podemos notar nesse espetáculo que o canto era exigido do ator.
b)Os gestos e passos eram bastantes rápidos, o que dava idéia de muito moviemtno e agitação. Os movimentos eram ritmados.
c)Os movimentos se davam com movimentos circulatorios ,combinando com os o com os movimentos rápidos dos atores. O moviemnto era individual, como partia de uma técnica de improviso, cada um podia andar e fazer os gestos que quisessem.
d)- A cena apresenta personagens nas suas mais variadas caracterizações e perfis psicológicos. Escolha duas personagens (um masculino e um feminino) – procurando orientar a sua escolha com base em características físicas e temperamentais. Descreva todos os movimentos corporais que eles utilizaram na interpretação de seus papéis
Frederico Rasponi , encenado por Camila Pitanga tinha como figurino uma roupa bastante chamativa, vermelha, e uma peruca loira. Agia com movimentos diversos e bastante rápidos, com passos e gestos dados de modo bastante animados e criativos.
Beatriz Rasponi, a irmã de Frederico, veste um vestido salmão rodado e possui movimentos animados e criativos assim como Frederico Rasponi. Para suas sepresentações, movimenta os braços, pernas, faz caras e bocas o que a torna muito humorística.
1) É um palco bastante simples, improvisado, com uma grande ''parede'' de madeira no fundo com uma pequena cortina que é por onde os artistas entram e saem da cena. Características importantes da comedia dell’arte são mantidas como a presença das cochias laterais onde os atores permanecem sentados, divertindo-se com a atuação dos colegas, e ajudando com os adereços (objetos de cena). Em geral, palcos improvisados em praças públicas eram os lugares onde a maioria das vezes ocorria o espetáculo. Só no XVII século e mesmo assim esporadicamente a commedia começou a ter acesso aos teatros que tinham uma estrutura tipicamente renascentista, onde eram representados espetáculos eruditos. Já no século XVIII a enorme popularidade deste tipo de representação forçou a abertura de novos espaços para as companhias teatrais.
2) a)
A habilidade corporal é muito exigida dos atores. Eles utilizam tanto a parte superior quanto a inferior.O ator na commedia dell’arte, tinha um papel fundamental cabendo-lhe não só a interpretação do texto mas também a continua improvisação e inovação do mesmo. Podemos notar nesse espetáculo que o canto era exigido do ator.
b)Os gestos e passos eram bastantes rápidos, o que dava idéia de muito moviemtno e agitação. Os movimentos eram ritmados.
c)Os movimentos se davam com movimentos circulatorios ,combinando com os o com os movimentos rápidos dos atores. O moviemnto era individual, como partia de uma técnica de improviso, cada um podia andar e fazer os gestos que quisessem.
d)- A cena apresenta personagens nas suas mais variadas caracterizações e perfis psicológicos. Escolha duas personagens (um masculino e um feminino) – procurando orientar a sua escolha com base em características físicas e temperamentais. Descreva todos os movimentos corporais que eles utilizaram na interpretação de seus papéis
Frederico Rasponi , encenado por Camila Pitanga tinha como figurino uma roupa bastante chamativa, vermelha, e uma peruca loira. Agia com movimentos diversos e bastante rápidos, com passos e gestos dados de modo bastante animados e criativos.
Beatriz Rasponi, a irmã de Frederico, veste um vestido salmão rodado e possui movimentos animados e criativos assim como Frederico Rasponi. Para suas sepresentações, movimenta os braços, pernas, faz caras e bocas o que a torna muito humorística.
1)Diferentemente da original Commedia Dell'Arte ,que era totalmente improvisada em um palco ao ar livre onde os atores, que usavam máscaras, se baseavam totalmente em gestos, e não falas, para expressar seus sentimentos, também improvisados, tal versão, mais baseada em falas do que gestos, as quais foram ensaiadas e não mais improvisadas como nas originais, acontece em um ambiente fechado / reservado mas dá a impressão de que as cenas acontecem ao ar livre em frente a um palácio ou a uma igreja.
2)Os atores movimentam o corpo simetricamente para os lados, sendo que o tempo todo há o “caminhar” deles, ou seja, nunca estão parados, expressando muito bem os sentimentos de agonia e inquietude.
3)Os atores caminham em zig-zag (indo e vindo) em diversas direções, individualmente, fazendo gestos exagerados para representar os sentimentos dos personagens.
4)A constante inquietude das mãos, sempre utilizadas para passar a mensagem dos personagens para o publico, é algo notável em todos os atores, como também os gestos e passos rápidos que são expressos por eles. Considerando o fato de que a rapidez dos passos e dos gestos variam e dependem do contexto, ou seja, dependem da cena que os atores estão representando.
Guilherme Almeida Couto 2ºB (Rodin)
1-essa peça é apresentada em um palco "fechado" e nao ao ar livre como era apresentada a comedia de´ll Arte e essa peça é improvisada em cima de falas e nao apenas de gestos como na comedia de´ll Arte.
2.1-é sempre muito ativo, nao ha momentos em que os personagens fica parados apenas falando, estao se movimentando direto.
2.2-fazem movimentos circulares e as vezes andam em zig-zag.
2.3-de acordo com o ritmo das cenas os atores improvizam seus gestos
2.4-Beatriz Rasponi possui um vestido vermelho meio alaranjado,movimenta praticamente todas as partes do corpo, é muito agitada.
Isabella movimenta varias partes do corpo, mas mais lentamente, faz caras e bocas, e seus movimentos variam muito de acordo com o ritmo da cena e de sua empolgaçao, veste um vestido branco, longo e sem detalhes.
1-O cenário está em uma área interna, com o palco colocado à frente do público, este sendo considerado um público contemplativo. Luzes de cores quentes e fortes que dão ênfase ao centro do palco.
2-Utilizam em maior quantidade a parte superior do corpo, de maneira simétrica entre lado direito e esquerdo. Quanto ao espaço, direções em linha reta e movimentos coletivos, em planos baixos e médios, passos e gestos rápidos com repetição de um ritmo.
Beatriz- uma mulher que se veste de homem ( que se faz passar por seu irmão ) está a procura de seu marido que foi acusado de matar Frederico. Uma mulher corajosa, guerreira e ao mesmo tempo tão delicada, utiliza de movimentos fortes e leves ao mesmo tempo contendo movimentos rápidos.
Sílvio- Futuro marido de Clarice, homem de movimentos bruscos, rápidos e atrapalhados, anda sempre em linha reta, também um homem de extrema coragem, e amor por sua esposa.
Grupo: Carolina, Otavio, Vitor Veloso-2C
1-A versão apresentada no vídeo faz muito uso da fala, além dos personagens estarem sempre em movimento, podendo desta forma expressar, através da linguagem corporal, diferentes momentos, desta forma caracterizando o ambiente da cena. Além disso, os artistas usam o figurino ideal que, facilmente, consegue mostrar ao público a figura do personagem, dando desta forma interpretações tal como o sexo do personagem, mesmo representado por uma mulher (Camila Pitanga).
2-Todos os membros, tanto inferior quanto superior, tanto direito quanto esquerdo, pois uma das características da commedia dell arte é a improvisação, desta forma os atores tinham que fazer constante uso da linguagem corporal para expressar o sentimento em que se encontravam no determinado momento de espetáculo. Desta forma, por não haver sempre um movimento planejado, os atores faziam diversos movimentos, para diferentes posições, não havendo um padrão, uma regra para estes movimentos, só é possível observar que os atores se delimitam a ficar dando voltas no palco devido ao espaço, pois estes sempre têm que se situar no palco e na visão do público, porém, para uma melhor interpretação por parte do público, os atores tentam ao máximo obedecer sempre uma velocidade e um ritmo, mesmo que a cena exija um movimento mais rápido, eles tentam ao máximo deixar a expressão clara ao público.
Pantaleão, representado por Camila Pitanga, um personagem masculino, faz diversos gestos, desde o início da peça. Este faz constantes movimentos corporais acompanhando e incrementando sua fala. Além de gestos constantemente usados durante a peça para expressar algum sentimento, como o pulso fechado quando em momentos de raiva, além de fazer uma espécie de “chilique” batendo as pernas para mostrar que não gostou de alguma idéia apresentada. Além de fazer caras irônicas quando em discussão com o outro personagem
Isabela: Conta uma história com muito entusiasmo, através de gestos que caracterizam esse tipo de emoção, gestos repetidos com intervalos curtos e feitos rapidamente, demonstrando ser uma pessoa que age antes de pensar nas conseqüências.
1-O espaço cênico é composto basicamente por uma cadeira uma cama e a cortina na qual esta pintada um ambiente típico da época.
2-
Os atores utilizam mais o centro do palco para uma melhor vizualização do público,além disso realizam muitos gestos com as mãos e andam bastante no palco.
Quanto a direção andam em zig-zag,e em relação ao plano dos gestos e passos, na maioria das vezes é médio mas as vezes alternam entre baixo e alto de acordo com o estado dos personagens.
Assim como em relação ao espaço,no que diz respeito ao tempo, os passos e gestos geralmente são rápidos,porém algumas vezes lentos.
Isabella e Pantaleão:
Isabella se mostra eufórica, realizando gestos rápidos e que possuem um certo ritmo.Já pantaleão apresenta um ritmo gestual mais lento,pelo fato de representar uma pessoa idosa.
Luciana e Thaiana 2ºA
1) O palco parece improvisado,sem ser ao ar livre, eles mantem as caracteristicas mais marcantes da commedia dell'arte original, a linguagem é mais falada do que visual.
2)a) Eles não ficam parados, tem muito movimento.
2)b) Fazem muitos movimentos circulares e em zig zag.
2)c) Faziam movimentos improvisados, de acordo com a exigência da cena.
2)d) Apresenta personagens muito diferentes entre si. Beatriz Rasponi tem um vestido meio vermelho e rodado o que a deixa mais animada, e seus movimentos variam conforme sua empolgação e ritmo da cena.
O espaço cênico é bem simples, com poucos elementos, pequeno e limitado e bem utilizado pelos personagens, nunca fica vazio. Os personagens utilizam as partes superior e inferior do corpo, lados direito e esquerdo simetricamente movimentando-se bastante, andam em linha reta e formando círculos, utilizando bem o espaço, nos planos baixo, médio e alto, individual e coletivamente. Os gestos e passos são rápidos, ás vezes executam repetição de movimentos.
Pantaleón é um pouco corcunda e anda com dificuldade,gestos e movimentos rápidos, agitados, não usa máscara, mas uma espécie de prótese (nariz, barba, bochechas), um figurino para aparentar ser idoso (um manto grande e preto e uma touca), quanto a personalidade, só pensa em dinheiro, quer casar a filha com alguém rico e é covarde. A filha de Pantaleón usa um vestido bem feito, mais sofisticado que o figurino dos outros personagens, sapatilhas dando-lhe ar de delicadeza, maquiagem simples e cabelos não muito trabalhados. É apaixonada e fiel, delicada,inocente, anda com graça, gestos simples e bastante representativos, não muito rápidos, mas alguns de seus movimentos são feitos com agilidade para representar suas emoções.
1)Palco simples, com apresentação de mais fala do que visual, porem com muito caráter visual. Figurino indiferente, ambiente fexado com um palco montado, e não ao ar livre. Não tem mascaras oque difere da comedia dell'arte.
2)a)Grande variedade de gesticulação, nunca parados.
b)Dão gestos e passos rápidos, dando idéia de muitos movimentos.
c)Vários movimentos improvissados, de acordo com o que a cena pedia.Com mesmo ritmo e mesma velocidade
d)Isabela mostra várias expressões em seu rosto, gestos rápidos que possuem um ritmo.
Pentaleão gestos lentos pois caracteria uma pessoa idosa, representado por uma mulher Camila Pitanga.
Grupo: João Luiz, Mateus Abdalla, Rubens Porto, Fillipe Moura
1. O espaço cênico bem definido não demonstra uma característica real da Commedia dell'Arte, já que nesta as apresentações eram, normalmente, em locais abertos e muitas vezes os palcos eram montados sobre carroças. O espaço cênico determina ao público uma característica apenas contemplativa e não participativa. Apesar disso, o pouco cenário retoma as característias originais da Commedia dell'Arte, na qual os atores precisavam utilizar muito a linguagem corporal.
2. é possível perceber que os atores se preocupam bastante em utilizar o máximo de gestor possíveis para denotar suas emoções. Encontramos diferenças entre os personagens masculinos (que se movimentam mais) e feminino (que, apesar de ficar mais parada, possui gestor mais leves e simétricos).
3. O Pantalone pode ser percebido como um homem ambicioso, mas já velho (pela postura corcunda e carrancuda). Ainda apresenta um bom animo que ele demonstra por meio dos gestor rápidos e ágeis. Já Isabella se preocupa em realizar gestor bem afeminados, simétricos e lentos. Em alguns momentos até mesmo exageradamente lentos e cansados para demonstrar sua emoção aflita.
Sara Malvar Mauá 2º D
1- O espaço cênico apresenta algumas diferenças, pois na comedia Dell’arte o teatro era encenado ao ar livre, ao contrario desta cena que é apresentada em um palco. os atores não utilizam mascaras, talvez por serem mulheres. O figurino e o caráter humorístico é o mesmo, mas não há improviso o que era uma característica da comedia Dell’arte .
2-
a) Utilizam muito a parte superior, gesticulando e fazendo movimentos com braços e mãos.
b) Os artistas gesticulam bastante, utilizam o espaço cênico, andando sempre, indo e voltando, em linha reta e algumas vezes em zig-zag.
c) Não ficam sem gesticular,gestos fortes, falas firmes e os atores estão sempre em movimento.
d)Frederico Rasponi ( Camila Pitanga) utiliza-se de uma roupa chamativa, de cor vermelha, além de uma piruca loira. Utiliza-se também de movimentos fortes e delicados porém rápidos.
Pantaleão utiliza-se de um figurino que o caracteriza como uma pessoa já mais idosa. Utiliza-se também de movimentos rápidos, demonstrando uma certa agitação por sua parte.
1) São várias as diferenças vistas entre a commedia dell'arte original com a do Brasil.A original era apresentada ao ar livre diferentemente do que foi exposto no vídeo visto, onde a peça é apresentada em um teatro (ambiente típicamente fechado).O palco é bem simples, sem muitos detalalhes, apesar de estar representando a entrada de dentro de um casa, como se fosse uma sala de estar; está também de acordo com as características da época retratada e chama a atenção da platéia, uma única cadeira presente no cenário.
2)-Os atores estão sempre se gesticulando, mexendo as mãos e andando pelo palco para que a peça não fique monótona e para que o espectador não se canse ao ver esta. Os atores, também, nunca ficam de costas para o público quando estão tendo um diálogo com outro personagem, ficando,assim, de frente ou um pouco de lado para o público, assim, estes poderão ver melhor os personagens e, como conseqüência, também poderão ouvi-los melhor.
-Alguns gestos e movimentos são expressados de forma exagerada.O espaço por onde se passa a peça, devido ao seu tamanho permite que os atores se movimentem mais, podendo também manter a distância entre eles.Seus passos são inquietos, havendo o movimento constante dos personagens, sempre indo e vindo e outros são circulares.
-Os atores se movimentam constantemente com gestos e passos rápidos. Há na movimentação dos personagens, uma repetição de gestos e estes passam uma idéia de ansiedade e nervosismo.
-Beatriz Rasponi, uma jovem que finge ser seu irmão, que foi morto. Se movimenta de forma expressiva, mexe seu braços de forma mais agitada e anda de forma tranqüila,apesar de parecer estar ansiosa.Geralmente aparece com uma expressão no rosto que demonstra esperança.
Pantaleão, um homem idoso que promete a mão da filha em casamento. Faz movimentos lentos, o que faz com que as pessoas percebam que já um senhor e que já não se articula tão rápido como antes, anda pelo palco constantemente, mexe bastante os braços,unindo as mãos.Expressa seus sentimentos de forma clara por meio da expressão em seu rosto.
Raíssa, Natália e Luísa. 2° "c"
Atividade de artes
O espaço cênico é pequeno, mas é perfeitamente aproveitado , de forma que os atores não deixam vácuos no cenário, não apresenta muitos objetos,
Não apresenta muitas cores vivas trazendo um “clima de época”
Para a peça.
Os personagens utilizam bastante o corpo, eles se movimentam muito e rapidamente, em círculos, utilizando tanto a parte de baixo como a parte de cima dos seus corpos. Eles se movem nos planos baixo, médio, e alto, individualmente, devido ao fato de na comedia dell’arte os personagens tem seus movimentos bastantes individuas.
Beatriz – veste um vestido meio laranja/rosado, ela movimenta , principalmente suas pernas e braços
,faz diversos tipos de expressões faciais e demonstrando bastante humor em seu personagem.
Ela é bem criativa e animada.
1- Nesse vídeo a Commedia dell'Arte, está sendo apresentada com adaptações, pois na commedia dell'arte original podemos observar a utilização do espaço aberto, e utilizavam-se de improvisação pois eram atores viajantes e tinha de utilizar os recursos oferecidos pelo local, onde a apresentação era feita. No vídeo, além de ser um teatro ( espaço fechado ), percebe-se o uso de cortinas para que a platéia tenha noção do espaço físico( castelo, igreja, casa, rua).
2- A) Com relação a movimentação, para se articular, a parte superior do corpo é muito mais utilizada. Os movimentos são simétricos, de modo que ao mesmo tempo que se levanta um braço, o outro levanta também, fazendo o mesmo movimento.
B) Movimentos utilizados no palco:
Circulares, zig-zag.
C) Passos e gestos rápidos, tem repetição de movimentos e ritmo.
D) A atriz Camila Pitanga, que interpreta um homem, utiliza-se de gestos bem expressivos, que mostram o que o personagem está sentindo no momento. Ela consegue usar a liguagem corporal muito simétrica e inquietante, ou seja, está sempre em movimento.
A moça que está em cena junto à ela, tem um temperamento muito alegre. Ela demonstra isso quando fica pulando, correndo, e passa uma idéia de felicidade para o público que a assiste. Embora seja uma mulher, traz consigo uma noção de que será sempre uma menina.
nota-se facilmente a composição simples e acomodada do cenário para tal apresentação. É comum dentro desse tipo de comédia médios esforços para com o palco em si, pois como se trata de uma companhia etinerante, é difícil encontrar maiores preocupações com propriedades que tão cedo se mudam impossibilitando melhor caracterização do meio.
As expressões corporais ultilizadas pelos atores comitam com seus papeis pouco ensaiados à cena, pois a comédia em si leva muito mais à flor da pele essa caracteristica cênica que tão pouco utilizava falas no começo de sua expansão como padrão artistico. Direcionando mais o comentário a cena, os movimentos por si só não dizem muito a respeito de algo, mas o conjunto de gesticulação em circulos, "zig-zags", repetições, enfocam suas atitudes e falas.
O espaço cênico da cena é composto por um palco quadrangular, um poltrona no centro, e um pano de fundo representando a arquitetura do ambiente, à esquerda pode se ver um quarto onde os atores se dispõem ao final de seu ato. A personagem feminina Clarisse explorou bastante o palco deslocando em sua maioria em zig-zag e procurou interagir com os componentes do cenário, sua expressão facial transcendia emoções, e o modo como utilizou o corpo se assemelhava a bailarinas. Seus passos e gestos iniciaram-se num ritmo mais acelerado e aos poucos se tornaram mais lentos;
A personagem masculina, Pantaleão, utilizou movimentos simétricos da parte superior de seu corpo,interagiu com os componentes do cenário e através de seus gestos e expressões a personagem tinha como foco o humor.
1) O espaço cênico relembra a modéstia de um teatro de rua. Isso é visto ao resumir o cenário em um simples tablado de madeira com uma mera cortina ao fundo e singela iluminação. E também ao ver que os atores aguardam ao lado do palco para atuar. Porém, ao meu ver, faltaram as máscaras para caracterizar uma verdadeira commedia dell' art já que os figurinos são adequados.
2)a)Os personagens se utilizam tanto da parte superior (quando se utilizam dos gestos) quanto da parte inferior (quando executam passos cadenciados e firulas) e de forma simétrica, ritmada.
b)e c) Geralmente, os movimentos são individuais e em zig-zag, os passos e os gestos são seguidos por um ritmo.
d)Pantaleão: um velho fidalgo gordo e avarento. O ator utilizou passadas e gestos curtos, sempre seguindo um ritmo.
Beatriz: vestida de homem e assume o nome do irmão morto, Frederico. Executa passadas leves e rápidas e utiliza todo o espaço do palco.
Phelippe Othon Dimatteu 2º C
1- A peça é apresentada em um ambiente fechado fugindo dos padrões originais da Commedia dell'Arte com um cenário que não apresenta nenhuma complexidade.
2- Os atores fazem uso somente da improvisação havendo muita gesticulação e movimentação. Os homens gesticulavam de forma mais agressiva e andavam de maneira mais brusca diferente da mulher que era meiga e leve no jeito de falar e encenar.
3- Isabela possuia um jeito meigo e uma ligeira aflição em sua fala devido à situação da peça. Andava levemente e possuia gestos impulsivos.
Pantaleão possui um jeito esperto. Quer casar com sua filha com o rapaz que possui melhores condições financeiras. Tenta fugir de compromissos e possui certa leveza ao andar e fazer movimentos, apesar de sua avançada idade.
1- A peça é apresentada em um ambiente fechado fugindo dos padrões originais da Commedia dell'Arte com um cenário que não apresenta nenhuma complexidade.
2- Os atores fazem uso somente da improvisação havendo muita gesticulação e movimentação. Os homens gesticulavam de forma mais agressiva e andavam de maneira mais brusca diferente da mulher que era meiga e leve no jeito de falar e encenar.
3- Isabela possuia um jeito meigo e uma ligeira aflição em sua fala devido à situação da peça. Andava levemente e possuia gestos impulsivos.
Pantaleão possui um jeito esperto. Quer casar com sua filha com o rapaz que possui melhores condições financeiras. Tenta fugir de compromissos e possui certa leveza ao andar e fazer movimentos, apesar de sua avançada idade.
1- A peça é apresentada em um ambiente fechado fugindo dos padrões originais da Commedia dell'Arte com um cenário que não apresenta nenhuma complexidade.
2- Os atores fazem uso somente da improvisação havendo muita gesticulação e movimentação. Os homens gesticulavam de forma mais agressiva e andavam de maneira mais brusca diferente da mulher que era meiga e leve no jeito de falar e encenar.
3- Isabela possuia um jeito meigo e uma ligeira aflição em sua fala devido à situação da peça. Andava levemente e possuia gestos impulsivos.
Pantaleão possui um jeito esperto. Quer casar com sua filha com o rapaz que possui melhores condições financeiras. Tenta fugir de compromissos e possui certa leveza ao andar e fazer movimentos, apesar de sua avançada idade.
1- A peça é apresentada em um ambiente fechado fugindo dos padrões originais da Commedia dell'Arte com um cenário que não apresenta nenhuma complexidade.
2- Os atores fazem uso somente da improvisação havendo muita gesticulação e movimentação. Os homens gesticulavam de forma mais agressiva e andavam de maneira mais brusca diferente da mulher que era meiga e leve no jeito de falar e encenar.
3- Isabela possuia um jeito meigo e uma ligeira aflição em sua fala devido à situação da peça. Andava levemente e possuia gestos impulsivos.
Pantaleão possui um jeito esperto. Quer casar com sua filha com o rapaz que possui melhores condições financeiras. Tenta fugir de compromissos e possui certa leveza ao andar e fazer movimentos, apesar de sua avançada idade.
1-Na comédia dell'Arte orginal a apresentaçao é feita sob ar livre,porem nessa versao é feita em um lugar fechado, sob um palco.As mascaras aqui nao sao usadas.
2-a)Há alta gesticulaçao, todas as partes(inferior e superior ficam a mostra), muito caminha
b)Movimentaçoes, rapidaos, circulares, zig zag, demonstrando um certo tipo de agitaçao.
c)os gestos nao maioria das vezes eram proporcionais a cena.
4-Pantaleão, um velho ''chiliquento'', personagem ironico que passa a imagem de ser velho pelo jeito de andar.
Isabella,uma moçao que se mostra ansiosa, impulsiva pelos rapidos gestos e caretas.Conta a historia do marido com estusiasmo e emoçao.
Grupo:Juliana Diógenes e Roberto
2ano B,
Sobre a Imagem "Flor do Mangue"
1)Os troncos grosseiros, retorcidos e queimados trazem a idéia de morte, uma vez que a intenção do pintor era de criar uma obra paradoxal, fazendo uso de recursos, como os troncos queimados, para indicar a morte, a desctruição, e outros que expressam exatamente o oposto, como o significado simbólico da árvore, interpretada como vida, nascimento; o mar existente ao fundo da obra que também traz a idéia de criação, de vida, visto que a existência da vida depende exacerbadamente da água.
Sobre a Comedia del arte(Brasil)
1)O palco nao é muito simples; primeiramente com o palco em madeira e alguns degraus antes do palco,no fundo trata-se de uma casa ou uma igreja ,o palco primeiramente contendo uma cadeira apenas,o público senta em cadeiras em volta da orquestra. As apresentações tem lugar durante o dia ate a noite no teatro.
1) Há um palco que contém um plano de fundo desenhado para dar a impressão ao público de
que os atores realmente estão em um ambiente no qual é relacionado à história da peça.
2) - Os atores gesticulam muito os braços e as mãos para dar mais ênfase à cena e atrair a atenção da platéia. Se movimentam utilizando todo o palco e utilizam tanto o lado direito quanto o esquerdo de forma igualitária, simétrica.
- Não há uma direção certa a seguir. Os atores usam o palco da maneira que a apresentação pede.
- Os passos e os gestos dos atores são rápidos e seguem um único ritmo.
- O personagem Frederico Rasponi atuado por Camila Pitanga chama muita atenção pelo fato de utilizar bastantes de gestos rápidos e imprecisos. É inteligente e astuto. Com peruca branca e roupa vermelha e laranja chama a atenção da platéia.
Isabella é uma personagem muito entusiasmada e impulsiva, faz gestos rápidos e precisos. Usa um vestido branco e longo, e também "maria-chiquinhas".
gfbghghgfg
Juliana Loureiro,
Diógenes Isaac e
Roberto Lucas.
2ºB
O espaço cênico é bem simples, se baseia num palco com apenas uma cadeira próxima ao centro, cortinas, possuindo, dessa forma, um espaço consideravelmente amplo para a encenação; a peça é encenada num espaço fechado, o que difere da Commedia dell'Arte. Levando-se em consideração, os movimentos dos personagens, nota-se um excessivo movimento nos braços, pernas, algo realmente gesticulado; os atores utilizam muito o espaço, eles andam circularmente, em zigue-zague, de modo ritmado, com gestos rápidos e lentos dependendo da situação. Por fim, os personagens escolhidos foram Isabela, cujos movimentos rápidos, emotivos e com sua fisionomia doce, carinhosa; percebe-se um temperamento impulsivo, inquieto, emotivo; quanto ao personagem Beatriz, temos movimentos rápidos, extravagantes, com sua fisionomia mudando constantemente, destemida, corajosa.
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A cena se diferencia da comédia dell' arte original em aspectos como: o não uso de máscaras pelos personagens masculinos[personagens femininos não usavam máscaras], o uso da fala [diálogo]a qual não era tão utilizada como a expresssividade com auxilio de gestos [linguagem corporal], o espaço onde é apresentada é fechado, as falas dos personagens dão a impressão de que foram decoradas e não improvisadas como a original [canevas]. O espaço cênico tem uma forma simples, com poucos objetos em cena, cores vivas, um estilo típico da época.Os artistas gesticulam muito em cena utilizando os membros superiores e os inferiores simetricamente, circundam pelo palco várias vezes com movimentos rápidos e ritmados aproveitando todo o espaço,várias vezes andando em zig-zag e gesticulando de acordo com a intensidade do sentimento o qual desejam expressar de acordo com o contexto da cena, com o uso de gestos improvisados perceptíveis.Camila Pitanga no papel de Frederico Rasponi encena a personalidade forte do mesmo, com um tom de voz intenso e chamativo, gestos com os membros superiores bastante expressivos, emoções nítidas, figurino chamativo vermelho com peruca loira e longas botas pretas de acordo com o seu personagem masculino.Isabela atua com grande expressividade em seu rosto e varios movimentos rapidos com grande entusiasmo e vestes compridas aparentemente brancas.
Renata,Lara e Fernanda - 2ºB
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1 - A cena apresentada possui um espaço cênico fechado, em cima de um palco, com cortinas, bem simples, dexando parecer qúe foi feito na base do improviso. Diferindo da comédia de'llarte, já que esta é apresentada ao ar livre.
2 - Na cena os personagens procuram manter uma simetria,sincronia, utilizando tanto a parte inferior ou superior, esquerda ou direita.Em movimentos circulares e em zig zag,apesar do espaço limitante. Os artistas mantem o ritmo na peça, por mais que tenham que se movimentar aceleradamente ou pausadamente, procuram fazer de uma maneira que o público possa compreender.
Isabella parece anciosa e usa seus gestos facias como mascara,com gestos calmos,depois continua contando a história do seu marido com gestos marcantes e rápidos,logo depois demonstra felicidade ao conseguir uma parceira. Isabella aparenta ser uma pessoa impulsiva,pois só pensa depois de agir.
Pantaleão faz vários gestos, desde o início da peça, utiliza, magnificamente, a liguagem corporal, utilizando-a para complementar a sua fala, ou representar algum sentimento. Também pode se percebe uma certa ironia em seu personagem já que este se usufrui de "caretas", quando se comunicando com outro personagem.
Marco Aurélio, Rafaela Albo e Patrícia Fontineli 2ºB
1.O palco é improvisado, como toda a encenação, por isso que mantido o espaço para os outros atores apreciarem a apresentação, é mantido um tema, que só não são improvisadas as vestimentas, diferencia-se num aspecto importante da Commedia original a não utilização de máscaras ou máscaras mais discretas.
2. - os atores privilegiam mais a cominicação verbal, porém também praticam movimentos bruscos e rápidos de expressão, cada um da sua maneira.
- o espaço se dá em linha reta, onde os atores entram pela cortina, andam pelo palco de forma a andarem em linha, geralmente horizontal.
- a peça é realizada com movimentos e acontecimentos rápidos que assim influencia mais o público, já que atualmente, tanto em novelas como em peças teatrais, as pessoas se identificam mais quando há uma seqüência de acontecimentos rápidos e divertidos, característica forte da improvisação.
- a atriz que contracena com Camila Pitanga, que usa um vestido claro, apresenta movimentos leves e rápidos como pulos ao andar que faz com que sua personagem tenha um caráter mais infatil e humorado.E o ator Wagner Moura que uma característa bastante percebida é que ele como andava muito e rapidamente e o tom da fala que dava a impressao de preocupação que se tornava bastante engraçado.
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