quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ATIVIDADE 2 - Instalações: reflexão e execução


Analisem a instalação "Flor do Mangue" feita por Frans Krajcberg e cdiscutam as seguintes questões:

  1. Que idéias podem estar relacionadas aos troncos queimados utilizados nesta instalação?
  2. De que maneira a obra trata os temas da destruição e da recriação, da vida e da morte?
  3. Como o artista relaciona natureza e arte?
  4. Em grupo, crie um texto e poste até a data limite de 22/10.

Sejam criativos, originais e ÉTICOS!

40 comentários:

Tiago Thompson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata, Lara e Fernanda (; disse...

Flor do Mangue, de Frans Krajcberg, nos traz uma noção de morte e destruição ao exibir troncos queimados, negros. É uma antítese com o elemento árvore da obra, pois imaginamos a árvore como símbolo da vida (uma vez que elas produzem o oxigênio necessário para sobreviver), e a seguir ele nos mostra a idéia de morte, com seus troncos. O artista relaciona a natureza com a arte ao expor em sua obra a árvore em forma de escultura.

Renata, Lara e Fernanda Bellaniza, 2°B

Tiago Thompson disse...

Os troncos totalmente queimados nos trazem a idéia de destruição e morte. Quando coloca uma árvore, o artista usa essa imagem para simbolizar a vida, porém ao mesmo tempo de vida, ele nos traz uma imagem de morte, com os troncos caídos, queimados. Quando vemos a imagem do tronco principal para cima, nos dá a idéia de criação, porém ao chegar ao topo e perceber que os galhos caem em direção ao chão, é como se estivesse se destruindo. Ele utiliza elementos da natureza (a árvore) como tema principal pra sua obra, relacionando assim a natureza com a arte.

Luan Zaffari, Tiago Thompson, Lucas Guedes, Mateu Kruger, Felipe Augusto. 2°D

Arte e Folclore disse...

A árvore queimada da idéia de algo que já teve vida, mas que agora está morto.
O pintor em sua obra deixa bem claro a distinção entre a vida (que pode ser representada pela paisagem de fundo) e a morte (a árvore queimada). E que a árvore que um dia também representou vida assim como o mar, naquele momento esta fora daquela realidade.
A imagem demonstra que o homem tem a capacidade de modificar algo que um dia foi belo e que agora se tornou simplesmente uma imagem ruim.
Talita Araujo, Marcela Alvim e Gabriella Miranda. 2°B

Roberto Heber disse...

Atividade 2

1-Os troncos queimados podem representar a morte o fim, algo bem melancólico, nos lembrando que tudo um dia morre até uma árvore, que no geral demora muito para morrer.

2- A planta ainda está de pé, para quem nunca viu essa planta vai achar que a planta está normal, que ela é assim mesmo. Também podemos falar científicamente. nada na natureza se perde ou se constrói, tudo e´mantido. Portanto, mesmo depois de morta e decomposta ela vai gerar vida e o mais interessante é que se essa planta não morresse ela estaria matando outra plantas.

3- Ao pinta a natureza ele já está fazendo isso, mas ao colocar 2 coisas tão contrastantes como a árvore sem vida e o azul do mar ele está mostrando algo que possivelmente só veremos e, pinturas.

Jessica , Thais e Tomaz disse...

O autor da obra relaciona os troncos queimados aos desmatamentos e queimadas da flora,mas não só desta ,e sim a devastação no geral.Mas muitas coisas podem ser perfeitamente eternas assim como uma planta pode renascer uma vida também pode surgir novamente.Utilizando paisagem,espaço,cores,texturas etc,ele relaciona a obra desejada a natureza cotidiana.

Camila Almeida, Luísa Saad e Patrícia Alarcão disse...

1)Cada tronco queimado é um manifesto feito á degradação , o objetivo é defender a natureza . Não é apenas uma contemplação romântica da natureza, mas sim a comunicação de uma consciência ambiental. A utilizaçãp desse material serviu também para refletir na paisagem Brasileira , e assim resgatar o amor pela terra em que vivemos, redescobrindo a natureza através de sua realidade simbólica, restaurando a dignidade da terra ! resumindo "Um Olhar Ecológico ".

2) Krajcberg se utiliza da destruição para recriar as obras , a natureza morta se torna viva em suas mãos, e dessa forma ele busca denunciar os mau tratos ao nosso meio ambiente.A obra demonstra claramente vida/morte, denuncia/beleza, ética/estética .


3) A matéria prima para suas esculturas é a própria natureza que é transformada em arte. O artista plastico tem uma força de expressão magnifica em suas obras , e nessa , existe um grito de amor pela natureza a patir da arte. Dois elementos que se combinaram perfeitamente.

Gauguin2B disse...

Os troncos queimados sugerem a morte da natureza que pode ter ocorrido através do desmatamento ou de uma queimada (intencional ou não). A árvore neste estado demonstra a destruição, entretanto suas ramificações fincadas na terra sugerem a recriação e o ambiente em que a obra se encontra representam a vida. O artista introduz sua peça (a flor do mangue) em um ambiente natural que dá o sentido completo à sua obra, pois somente a escultura não seria capaz de expressar toda a intenção do artista. Assim ele consegue relacionar a natureza com a arte.

Guilherme disse...

Os troncos, supostamente "queimados", representam a devastação e o desmatamento do homem na natureza, trazendo uma idéia de algo sem vida. Porém, em relação à mesma “flor”, podemos observar que ,o fato de alguns troncos ainda estarem fixos no solo, traz uma idéia de esperança, ou seja, uma suposta “regeneração” dessa planta. Há também um certo destaque em relação à “flor” e ao mar, localizado atrás dessa, esse também traz uma idéia de vida pelas cores utilizadas pelo autor. O destaque se dá pelo fato da “morte e destruição”, representados pela flor, estar bem próximo ao mar, que representa a “vida”.
Considerando o fato de que apenas a escultura não representaria a idéia central do autor, ele coloca a “flor”, que representa a morte e a destruição, próxima a uma paisagem natural que representa vida (o mar), dando aquele contraste em relação aos dois e relacionando assim, a natureza e a arte.

Guilherme Almeida Couto 2ºB (Rodin)

belmiro de almeida disse...

As idéias relacionadas aos troncos queimados da obra dão idéia de oposição á vida,ou seja,se referem a morte e ao desmatamento porque ao se ler o título da obra se espera ver uma imagem bem colorida e cheia de folhas,mas a obra é retratada dando destaque a destruição que muitas vezes é cauzada pelo homem através dos galhos queimados e ainda retrata a recriação através das cores utilizadas para pintar o mar ao fundo da tela que relaciona a natureza com obra colocando a natureza que significa vida com a morte representada pelos galhos queimados.

Priscilla,Ricardo e Vinícius Carvaleto 2ºc.

Pedro Paulo, Douglas, Nicholas disse...

o artista faz um contraste pois a arvore reprente vida, porem seu galhos estao queimados e caidos e isso da a entender que é a morte que atingiu a arvore e o outro contraste é porque o artista instala a obra em uma praia bem colorida e isso da a ideia de vida, como esta perto de uma praia cheia de vida e cor significa tambem a recriaçao do corpo, no caso a arvore.

Unknown disse...

Na instalação "Flor do Mangue" podemos relacionar aos troncos queimados e até à posição da árvore as idéias de morte e destruição da natureza. Apesar da árvore normalmente representar vida, ela também morrerá um dia ou será destruida pelo homem, porém após essa morte surgirá uma nova vida, como um ciclo. Ao utilizar a árvore e inclusive o fundo com o mar para sua obra, o artista relaciona natureza e arte demostrando idéias e emoções.

Leonardo, Lucas Barbosa e Maurício Estrela, 2ºC

Adriano Mesquita disse...

1-Os troncos queimados podem trazer a idéia de tristeza, já que a arvore, em seu estado normal, sempre foi usada como um símbolo representado a alegria e a vida dos seres, já esta com a característica do tronco queimado, trás uma idéia contraria, de tristeza no meio em que vive. Além disso, parece ser uma característica singular, ou seja, somente a arvore sofre ou sofreu com aquilo que a deixa triste, pois ela é a única no meio em que esta retratada que é representada desta forma, com troncos indo em direção ao solo e com a cor preta.

2-Em relação à destruição, os troncos pretos podem representar o fenômeno da queimada por ação antrópica, pois esta é a única no meio em que se encontra nesse estado. Em relação à recriação, a arvore sempre teve a característica de poder se “regenerar”, ou seja, mesmo após o acontecimento de destruição, esta consegue, aos poucos, voltar ao seu estado normal (vivo, colorido e trazendo a idéia de felicidade). Em relação à vida e à morte é possível relacionar o fundo, um paisagem com uma perspectiva mais viva e o foco da obra, a arvore, queimada, havendo um contraste entre os dois. Desta a forma, do ponto de vista daquele que vê a obra, pode-se concluir que a arvore logo poderá a voltar a ter sua imagem de viva novamente, mesmo não estando morta.

3-O autor construiu um fundo totalmente vivo e trazendo imediatamente a mensagem ao observador de natureza, retratando a cor do mar e o que vem no horizonte. Já a arvore, o autor utiliza elementos, principalmente relacionado à cor forte e escura, para expor o seu pensamento e mensagem, relacionando a arte com a natureza.

Adriano Mesquita, 2º "D"

Jéssica, Amanda e Mariana disse...

Os troncos queimados trazem uma ideia de algo ruim, algo triste que não tem mais vida. Também leva ao pensamento dos troncos queimados e a aparência triste da árvore, virem por meio da cor preta dos troncos, pois a cor preta é uma cor morta, triste e assim podemos refletir a respeito disso. E outro detalhe é a reflexão também da árvore em si, um elemento que passa uma ideia de vida, pois é dela que vem o nosso oxigênio que precisamos para nossa sobrevivência, e de esperança e que depois de queimada passa a representar a morte. Assim o artista colocando como centro da obra a árvore e o tema da obra ser a árvore, ele relaciona a natureza e a arte.

Jéssica, Amanda e Mariana 2°D

Mulher Tapuia disse...

1-Os troncos queimados podem representar a natureza morta, como forma de protesto contra as ações do homem que prejudicam o mei ambiente.
2- A vida pode ser representada pela paisagem de fundo que pode ser um mar ou uma vegetação.E a morte pode ser representada pelos troncos queimados que estão na areia,que também contribui para isso.
3-O artista relaciona a natureza e a arte ao unir os dois elementos que se opõe na obra,no caso a paisagem e os troncos.

Arte e Folclore 2A disse...

A figura mostra o contraste da vida (árvore simbolicamente) com a
morte (árvore queimada), passa a idéia de destruição e morte, a árvore que um dia já representou vida, agora está morta, tudo por causa da ação dos "homens",
o que nos mostra a alta capacidade que o homem possui de transformar o meio.

Ana Luísa, Hadália Katarini, Morgana e Priscilla Hiromi disse...

Na instalação “Flor do Mangue” os galhos queimados podem nos levar à idéia de destruição da natureza e como essa destruição está se expandindo. Aliás, Frans Krajcberg utilizou-se de resíduos de manguezais, destruídos por causa da especulação imobiliária, para criar esta obra, portanto a obra em si já trata de uma relação entre os temas da destruição e da recriação, vida e morte. Podemos notar, também, a presença de gramíneas perto da árvore que pode significar a vida perto de algo destruído, sem vida, seguindo este mesmo pensamento, pode-se incluir a presença de frutos na árvore.
Tanto o material que foi utilizado para realizar a obra, como o fato da obra representar elementos da natureza e ocupar um local em que haja paisagem naturalista, de forma que induz a reflexão, percebe-se como o autor relaciona natureza e arte.

Ana Luísa, Hadália Katarini, Morgana e Priscilla Hiromi 2° "D"

Belmiro de Almeida 2B disse...

A obra de Frans Krajcberg expressa a idéia de morte e ao mesmo tempo alguma relevância a busca pela vida quando olhamos a parte mais baixa da árvore e os galhos na terra, como se buscassem vida. A árvore, que pode representar a vida, está queimada sugerindo a morte. Pode-se perceber um contraste da vida e da morte quando analisamos o fundo da imagem com a árvore, a frente.
O autor relaciona a naturaza com a arte utilizando de elementos da natureza pra expressar alguma idéa ou causar reflexão e questionamento a respeito de determinado tema, usa esses elementos como uma representação.

Rubens, João Luís, Matheus, Fillipe. 2°B

Ana Carolina, Larissa, Maria Clara e Vinícius disse...

"Flor do Mangue" feita por Frans Krajcberg trás idéas opostas como vida e morte a árvore queimada trás a idéia de morte, uma morte que ainda está ali presente e arraiagada pois podemos observar os seus galhos fincados no solo,e vida pois podemos observar ao fundo o céu que poderia estar mais cinzento, chuvoso sendo algo mais morto do que vivo(já que estamos observando este contraste na obra) mas não está azul, um "mar"(ou algo do gênero) verde, as plantinhas ali próximas, ou seja, morte e vida não são coisas tão distantes.O artista relaciona a arte e a natureza de uma maneira abragente, quando digo abrangente digo em vários setidos como o de estar podendo utilizar as formas para mostar algo novo,nao só uma pintura ou uma escultura como foi citado em sala que um artista utilizou a estrutura da flor do mangue para fazer a sua obra de arte com fio de nailon e carvão.

Filip£ §ilvério disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filip£ §ilvério disse...

Os troncos queimados passam a idéia de mortos por causa de sua coloração, qualquer um notaria o físico, mas Krajcberg em meu ponto de vista faz parecer que está viva fazendo os galhos ao encontro com o chão como se fossem raízes. A destruição e demanda pelo físico e a vida a terra.
Ele relaciona a natureza à arte como uma "árvore" que mostra a vida e a morte (a cor e as formas curvas da escultura), o processo da vida.

Filipe Silvério 2° A

Pedro Yhago, Bárbara Frazão e Vinícius Klier disse...

1- Os troncos queimados podem ser vistos como um manifesto, uma forma de protesto à degradação do meio ambiente ocasionada pelo próprio homem.

2- A escultura pode ser comparada à morte, com seu tom "sombrio", com galhos queimados, como uma árvore morta em si, porém pode também estar relacionada à vida uma vez que seus galhos ( queimados, ou seja, mortos) se enterram no chão como se buscassem por algo que lhes faça sobreviver, como se buscassem pela vida.

3- O artista relaciona a arte como uma forma de contestar a destruição da natureza,a destruição do meio ambiente, pelos atos cometidos pelo homem.

Frans Kracjberg disse...

1. O autor quer evidenciar o impacto das queimadas, em vista aos surtos ocorridos principalmente na Amazônia e que estão gerando bastante discussão, desta forma incentivando a conservação ambiental.


2. De maneira a contrastar o que um impacto como a queimada pode gerar num ambiente, utilizando o preto que evidencia a morte e cores tropicais para evidenciar as formas de vida, ao pintar gramíneas nascendo, como se ainda se pudesse evitar a "morte" das florestas.

3. Ao construir a obra a partir de resíduos de árvores de manguezais, e tranformá-los em arte, o autor faz com que fique mais natural, assim o contraste se torna mais impactante, em conseqüência disso mobiliza mais pessoas, que seria o objetivo da obra.

Insa Eickhoff, Patrícia Mayumi e Sara Malvar disse...

O fato dos troncos serem queimados pode ressaltar várias situações. A primeira dela, e mais observável, é de que ele traria a idéia de morte. Mas ao mesmo tempo, sabemos que "queimar" além de destruir pode significar renascer. Utilizemos como exemplo a fênix que se queima e renasce das cinzas. Mas não somente morte e renascimento são retratados. A vida também é, já que por meio de galhos "mortos" ele conseguiu criar arte e arte remete-nos sempre a vida, a beleza, alegria (em alguns casos). Frans Krajcberg quase consegue ultrapassar a efemeridade das coisas para retratar um existencialismo muito mais profundo, mostrando-nos como a vida, a morte, o renascimento (etc) podem ser representados pela natureza, estando ela viva ou morta.

Sara Malvar Mauá 2º D

André Matheus André Magalhães Paulo Victor 2A disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Matheus André Magalhães Paulo Victor 2A disse...

Kracjtec recolhe terra, pedras e galhos e os organiza em novos espaços para construir seus quadros-objetos. Ele usa os restos das queimadas para construir a sua obra, transformando a arte em um manifesto para defender o ambiente. Flor do mangue é uma escultura de grande porte - mede 12 X 8 metros e 5 metros de altura. Foi construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação material e econômica gerando a relação lógica de parâmetros concomitantes a idéia de arte com natureza.

Tiradentes de Pedro Américo disse...

Sem dúvida alguma, os troncos queimados representam a de gradação do meio ambiente, ao retratá-los na obra sem vida e com uma aparência queimada, o que mais uma vez se assemelha com a morte, mas pelo fato de estar em contato com o solo, é possível criar uma semelhança com a vida/recriação. Os opostos da obra, vida e morte, criam uma beleza integral,mesmo que a vida esteja subentendida, em segundo plano. Através da arte e de procedimentos criativos Frans Krajcberg sensibiliza e direciona o olhar para questões ambientais. Tranforma a rte em um manifesto em defesa da natureza.

Luísa,Natália e Raíssa disse...

A instalação é uma crítica aos maus tratos ao meio ambiente em razão do luxo do homem e, em especial, à ocupação imobiliária de manguezais. Para isso, atribui ao mangue representado um aspecto decadente, adquirido, principalmente, a partir dos troncos queimados, relacionados à destruição e à morte de algo que costuma ser tão cheio de vida, como o rico ecossistema de um manguezal. Ainda assim, além de toda a necessidade de expor os diversos problemas ambientais aos quais é preciso estar alerta, o artista preocupa-se em tornar sua crítica construtiva, passando a idéia de que algo sempre pode ser feito, de que há esperança, representada pelos frutos e pela flor do título, que fazem uma comparação com a vida e o renascimento. Este conjunto, então, faz referência ao ciclo da vida.
Por ser um apelo à consumista sociedade moderna, a obra deve ser suficientemente convincente e fazer com que o espectador seja envolvido pelo contexto e capte a mensagem. Para tanto, Frans Krajcberg utiliza-se de elementos naturais como os resíduos das árvores destruídas na própria situação à qual a obra se refere.

André Matheus André Magalhães Paulo Victor 2A disse...

o nosso foi melhor Xd

CeubArte disse...

A escultura nos leva a questionar a relação entre o meio ambiente e sobre o nosso futuro de acordo com as respostas da natureza. A obra constrasta de maneira muito clara o céu e o mar, e a árvore queimada que representa a ação destrutiva do homem. Portanto o fotógrafo e escultor polonês, Frans Krajcberg, utiliza a arte para denunciar as atrocidades do homem contra a natureza.

Phelippe Othon Dimatteu
2º "C"

Andressa, Danna, Jasmim e Bruna Laísa disse...

O homem está destruindo seu habitat natural. Retrata a destruição e a morte com os troncos queimados e a recriação e a vida com a paisagem atrás, ou seja, o mar ou até mesmo da própria árvore pois quando esta não sofre com as atividades antrópicas, esta pode se reconstituir. O artista procurou expressar sua preocupação com a ecologia através de uma planta que ele alterou para poder expressar e passar sua mensagem ao público.

Unknown disse...

Esses troncos queimados nos trazem idéia de morte, destruiçao.O pintor deixa claro em sua obra que tudo aquilo ja teve vida porem começa a morrer, pode perceber isso pela paisagem ao fundo da pintura.
A árvore queimada traz uma melancolia, passa a ideia de q antes de morrer ela gritava por socorro, e o autor consegui transmitir isso ao pintar desta forma.


André Juan 2°D

Victor Guevara, Rennan Ericsson e Lucas Torres disse...

1-As idéias podem ser relacionadas às queimadas, à poluição, tudo isso em geral. Hoje em dia a natureza está cada vez mais degradada. A árvore, que nos traz um sentido de rigidez, acaba sendo destruída. Isso acontece, pois o ser humano cada vez mais e mais acaba acarretando essas situações. Resta saber até onde isso irá chegar.

2-A obra acaba retratando a recriação pois mesmo uma árvore totalmente danificada consegue gerar frutos. Os frutos seriam a vida. A destruição e a morte são ilustradas por meio da árvore preta. Dá para se notar que não há presença de nenhum animal na imagem.

3-O autor utiliza o mar como paisagem, o que está representando a natureza. Já a arte é representada pelo espaço em que tudo está ocorrendo, em uma praia.

Anônimo disse...

Diógenes Juliana Roberto 2 B
Sobre flor do Mangue,

Os troncos grosseiros, retorcidos e queimados trazem a idéia de morte, uma vez que a intenção do pintor era de criar uma obra paradoxal, fazendo uso de recursos, como os troncos queimados, para indicar a morte, a desctruição, e outros que expressam exatamente o oposto, como o significado simbólico da árvore, interpretada como vida, nascimento; o mar existente ao fundo da obra que também traz a idéia de criação, de vida, visto que a existência da vida depende exacerbadamente da água.

André Matheus André Magalhães Paulo Victor 2A disse...

oi

Fragonard disse...

O artista relaciona a vida e a morte ao represantar-las em sua obra de uma forma melancólica.A árvore em si representando a vida com seus diversos ramos significando caminhos que podemos traçar.A mesma queimada, representando a tristeza, o fim da vida, a morte.Os ramos queimados representando os diversos caminhos que podemos tomar para chegar a um mesmo ponto. E a relaçao entre a natureza e a arte que se apresenta de uma forma contrastante, ou seja, o pintor contrasta as cores vivas da natureza viva no fundo(o céu e o mar)com a sua obra de natureza "morta" tendo cores mais escuras e agressivas.

Fragonard disse...

O artista relaciona a arvore em si representando a vida com seus diversos ramos representando os varios caminhos possiveis de se traçar, os quais acabam chagando a um mesmo ponto.Em contraste, arvore queimada se relaciona a melancolia, a morte, o fim da vida.O artista faz um contraste entre a natureza morta(sua obra) com cores escuras e agressivas, em comparação a natureza viva(ceu e mar) com cores vivas e claras.

Marco Aurelio, Rafaela Albo e Patricia Fontineli - 2º B

Fragonard disse...

O artista relaciona a arvore em si representando a vida com seus diversos ramos representando os varios caminhos possiveis de se traçar, os quais acabam chagando a um mesmo ponto.Em contraste, arvore queimada se relaciona a melancolia, a morte, o fim da vida.O artista faz um contraste entre a natureza morta(sua obra) com cores escuras e agressivas, em comparação a natureza viva(ceu e mar) com cores vivas e claras.

Marco Aurelio, Rafaela Albo e Patricia Fontineli - 2º B

P.S.: Professor.. tivemos que fazer duas veses poeque não tivemos certeza de que o comentrio havia sido enviado, por isso desconsidere a quantidade de comentarios enviados e avalie o que achar melhor. [o 1º comentario foi enviado sem nome] Gratos.

Guilherme B. , Guilherme P. , Fábio G. e Pedro M. disse...

O autor usa sua obra para denunciar a relação homem - natureza, mostrando nela a degradação do meio ambiente. Para tornar mais significativa sua obra, Frans Krajcberg faz sua escultura partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.Ele cria uma obra que retrata dois temas ao mesmo tempo, a vida, quando ele utiliza como base de seu trabalho a figura central de uma árvore, que é simbolo de vida, e a morte ao escolher a cor preta, que, normalmente, está relacionada a morte e a forma caida da arvore que representa a ausência de vida. O autor trabalha com figuras importantes do meio ambiente em todas suas obras para demostrar sua insatisfação com o modo que a natureza vem sido tratada.

Krajcberg disse...

Utilizando troncos queimados e resíduos orgânicos o artista montou a obra Flor do Mangue, que retrata a forma como o homem está destruindo a natureza; fazendo um paralelo entre a vida e a morte, uma vez que as árvores assim como os seres humanos necessitam de oxigênio para viver, e na obra o artista enfatiza por meio dos troncos queimados a morte.